sábado, 28 de maio de 2011

Quatro hidrelétricas serão construídas na região do Teles Pires.

Quatro hidrelétricas serão construídas nos próximos anos na região do extremo norte de Mato Grosso. A informação foi repassada pelo governador Silval Barbosa (PMDB), na manhã desta quinta-feira (26), durante seu programa “Bom dia, Governador”. Segundo ele, todas estas usinas serão construídas no rio Teles Pires.

“Estive em Nova Canaã e lá me reuni com toda a equipe da companhia elétrica Copel, do Paraná, que ganhou a licitação para construir a hidrelétrica entre Nova Canaã e Colíder. Esta usina vai gerar 300 megawatts e abastecerá toda a região neste momento. Porém já esta saindo outro empreendimento como este na região de Paranaíta, que irá produzir 1,8 mil megawatts. Além disso, serão construídas outras duas hidrelétricas: uma na Foz do Apiacás e a outra no rio Teles Pires”, explicou.

Segundo o governador, a construção destas usinas trará maior desenvolvimento para a região, já que produtores têm procurado os municípios do extremo Norte do Estado para investimentos. “Quando falo que está havendo uma demanda muito grande nesta região, falo daqueles que estão buscando municípios como Colíder, Matupá, Guarantã do Norte, Terra Nova, Marcelândia, Itaúba, entre outros. Toda essa região estará muito mais próxima do Porto de Santarém do que quem está nas cidades de Lucas do Rio Verde ou Nova Mutum. Por isso essa procura por estes lugares”, detalhou Silval.

Para finalizar, o governador disse que é preciso investir ainda na questão de infraestrutura, principalmente no que se refere a pavimentação asfáltica. “Queremos uma transformação para melhor. Por isso o desenvolvimento tem que chegar lá agora, pois ainda temos deficiência na infraestrutura. Temos que recuperar a rodovia 320, entre a BR-163 até Alta Floresta, pavimentar até Paranaíta, levar o asfalto até Nova Monte Verde, Bandeirantes e Apiacás. São regiões altamente produtivas e que as empresas e produtores vão chegar para fazer os investimentos”.
Fonte: PnB Online