Trabalho de laboratório dinamarquês é fruto de cinco anos de pesquisas
Por Milton Leal
Não são apenas os parques de energia eólica que estão ficando cada vez maiores. As turbina eólicas também. Cientistas do conceituado Risø National Laboratory for Sustainable Energy, da Universidade Técnica da Dinamarca, revelaram a conclusão dos primeiros desenhos de uma turbina de 20MW de potência. Atualmente, as maiores turbinas disponíveis no mercado estão na casa dos 6MW.O trabalho é fruto de cinco anos de pesquisas realizadas pelo time de 120 cientistas do projeto UpWind, financiado com 23 milhões de euros pela União Europeia, que tem como objetivo desenvolver grandes turbinas eólicas.
A questão que os pesquisadores pretendiam responder era se seria possível construir uma turbina de 20MW com a tecnologia e os componentes já existentes no mercado. Como uma turbina possui de 16 a 20 mil componentes, os cientistas focaram o trabalho somente nas principais partes da máquina e chegaram a conclusão que é possível, sim, construir esse equipamento.
"A conclusão geral a que chegamos é que para construirmos uma turbina de 20MW, incrementaríamos o custo do equipamento em 20% com as atuais tecnologias. Eu acho que isso está longe de nos desencorajar", afirma Peter Hjuler Jensen, responsável pelo projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário