segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Impasse paralisa obras de construção da Hidrelétrica de Dardanelos

A Usina Hidrelétrica de Dardanelos (261MW), no rio Aripuanã, tinha previsão de iniciar sua operação comercial em janeiro de 2011. A Energética Águas da Pedra (EAPSA), empresa que tem como acionistas as empresas Neoenergia (51%), Eletrobras Chesf ( 24,5%) e Eletrobras Eletronorte (24,5%) responsável pela construção e operação da usina, porém, não conseguirá cumprir o cronograma devido ao atraso nas obras da linha de transmissão que conecta produção da planta no sistema interligado nacional - SIN.


A empresa enviou pedido à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para isenção das obrigações de cumprimento de contratos de comercialização da energia da hidrelétrica e de recomposição de lastro no âmbito da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
O pedido da empresa se baseia no argumento de que a linha de transmissão - cuja obra ficou a cargo da Empresa Brasileira de Transmissão de Energia (EBTE) - deveria ter entrado em operação em 16 de junho de 2010, o que não se cumpriu.

A EAPSA afirma que tem informado à Aneel, desde agosto de 2010, que a usina já tem condições de iniciar a geração de energia, mas que o atraso na linha impede a operação comercial das turbinas. A empresa alega que o problema da linha não é de sua responsabilidade e pede à Aneel que não suspenda o recebimento, por sua parte, das receitas dos contratos já celebrados, e que a dispense de obrigações estabelecidas nesses acordos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário