quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Nova Geração de Turbinas Offshore

 A LM Wind Power, fabricante de pás para turbinas eólicas, anunciou que está desenvolvendo aquelas que se tornarão as maiores pás para aplicações offshore - parques instalados em alto mar - do mundo. A companhia assinou contrato com a Alstom, que utilizará o produto em sua nova série de aerogeradores offshore, que trará máquinas com 6MW de potência. O modelo da LM deve estar pronto para ser adotado em usinas piloto ao redor da Europa entre 2011 e 2012.
A notícia aparece em seguida a diversos anúncios de fabricantes que também estudam o lançamento de aerogeradores offshore com capacidade na casa dos 6MW. Nesse sentido, a espanhola Gamesa iniciou estudos em um centro tecnológico nos Estados Unidos para criar máquinas com potência acima de 5MW. Nesta semana, a Sinovel, líder chinesa no mercado de aerogeradores, também falou em lançar em breve um modelo de 6MW. Na frente ainda aparece a dinamarquesa Vestas, que marcou para 30 de março uma coletiva de imprensa na qual deve apresentar seu modelo de turbina.
Atualmente, os aerogeradores offshore mais potentes estão na casa dos 3MW. Os novos produtos na área acompanham o crescimento do mercado. Em 2009, a energia eólica offshore cresceu 54% na Europa, e a expectativa é de que os números de 2010 apontem uma alta de até 75% da fonte no continente. Ao mesmo tempo, os Estados Unidos, segundo país com maior potência eólica instalada no mundo, deram a autorização para a construção de sua primeira usina offshore e acenaram para maiores investimentos na tecnologia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário