domingo, 3 de julho de 2011

Vestas testa turbina invisível a radares e estima novos 20GW de eólicas


A dinamarquesa Vestas anunciou nesta quarta-feira (29/06) um importante passo para resolver um desafio do setor de energia eólica. A companhia testou com sucesso uma turbina que não causa interferência nas operações de radares que podem ser encontrados próximos a áreas militares e aeroportos.
A experiência, que foi conduzida numa planta no Reino Unido com a tecnologia do parceiro QinetiQ, é parte de uma pesquisa de colaboração que começou em 2006. Os resultados preliminares do teste anunciados em fórum do segmento no Canadá mostraram que a turbina V90 reduz em aproximadamente 99% a incidência na área de abrangência dos radares.
“Esse [atuação perto de radares] é um passo crítico para a comercialização dessas turbinas e abre um número significante de novas localizações para nossos clientes de energia eólica”, afirmou o presidente de tecnologia da Vestas, Finn Strom Madsen. A companhia estima que há 20GW de capacidade “bloqueada” pela interferência de radares em todo o mundo.
“A solução usa materiais que são absorvidos pelos radares, integrados nos processos dos componentes das turbinas, em modificações que não afetam a performance dos equipamentos”, explica o comunicado da empresa.
Siemens
A Siemens também anunciou nesta quarta uma nova turbina offshore - para usinas em alto mar - que “deve em breve forçar para baixo os preços da energia eólica”. A máquina, de 6MW de potência, está sendo instalada para testes na costa da Dinamarca, e, caso obtenha êxito, pode entrar em produção em 2014.
Segundo a companhia, o equipamento apresenta vantagens na instalação por ter o mesmo peso das turbinas convencionais de 2-3MW. Até hoje, a Siemens já instalou mais de 600 turbinas nas águas europeias, com uma capacidade total de 1.800MW. No portfólio da empresa, a tecnologia de aerogeradores representou 28 bilhões de euros em vendas no ano de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário