sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Alstom Assina Contrato Para Equipar Usina Belo Monte

A Alstom assinou um contrato no valor aproximado de 1,1 bilhão de reais com a Norte Energia do Brasil para o fornecimento de equipamentos de energia para a usina de Belo Monte, terceira maior hidrelétrica do mundo, com uma capacidade planejada de 11.230 MW, projeto localizado no rio Xingu, no estado do Pará, região Norte.
A Alstom é líder de um consórcio formado pela alemã Voith e a austríaca Andritz para fornecimento de 14 conjuntos turbina-gerador Francis de 611 MW e seis conjuntos turbina-gerador Bulbo. A Alstom fornecerá sete conjuntos turbina-gerador Francis, equipamentos hidromecânicos, barramentos blindados e subestações associadas isoladas a gás (GIS) para as dezoito unidades geradoras da usina.
A previsão é que Belo Monte leve oito anos para ser construída. Quando operar em sua capacidade total, Belo Monte suprirá a demanda de energia de 35 milhões de pessoas.
A energia hidrelétrica responde por 85% da produção brasileira. A Alstom, presente no Brasil há 55 anos, tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento dessa capacidade hidrelétrica, fornecendo produtos e serviços para projetos como o de Itaipu – segunda maior usina hidrelétrica do mundo-, Tucuruí e, mais recentemente, Jirau e Santo Antônio, além de projetos térmicos como TermoBahia e ThyssenKrup CSA.
Ao todo, a Alstom forneceu mais de 100 turbinas e geradores para o mercado brasileiro nos últimos dez anos, e seus equipamentos respondem por 35% de toda a capacidade hidrelétrica instalada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário