quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Construção de Hidrelétrica Colider Começa em Julho de 2011

A construção da Usina Hidrelétrica Teles Pires terá início em julho deste ano e a capacitação de mão de obra na região está prevista para começar no próximo mês. O anúncio foi feito pelo diretor Ênio Schneider da empresa Neoenergia, líder do consórcio vencedor do leilão realizado em dezembro de 2010, ao governador Silval Barbosa (PMDB). A UHE Teles Pires é a maior do complexo energético em fase de construção e projeto no rio Teles Pires. Tem capacidade de gerar 1,820 mil megawatts (MW) de energia.


Além desta unidade, estão prestes a serem leiloadas as usinas Nova Canaã, que vai gerar 300 MW São Manoel, com 764 MW a Foz do Apiacás, de 174 MW e a Sinop com capacidade para 646 MW. O investimento anunciado na construção da Teles Pires é de aproximadamente R$ 3,7 bilhões e o consórcio formado pela Neoenergia (50,1%), Furnas (24,5%), Eletrosul (24,5%) e Odebrecht (0,9%) venceu o leilão com deságio da ordem de 33% e com o custo de R$ 58,36 megawatts-hora (MWh). A usina tem previsão de entrar em operação em janeiro de 2015 e o contrato para construção e exploração tem 30 anos de duração.


A estimativa é de que 7 mil empregos sejam gerados na fase de construção da UHE Teles Pires e por isso o processo de qualificação da mão de obra local deverá começar antes. O presidente do Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sincremat), Fábio Garcia, diz que apenas nas construções das usinas de Dardanelos, Colíder e nas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), 12 mil pessoas são empregadas de forma direta e indireta.


Segundo Garcia, mais do que a estabilidade energética que esses empreendimentos proporcionam, é o efeito multiplicador, que traz muitos benefícios para as regiões. "O setor de energia é um dos que mais atraem investimentos atualmente no Estado e a tendência é que os projetos tenham continuidade", afirma ao citar unidades como de Apiacás e São Manoel. Uma subestação, Coletora Norte, será construída no Estado para a conexão das usinas hidrelétricas de Teles Pires, São Manoel e Foz do Apiacás.


Nenhum comentário:

Postar um comentário